quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Prefeitura desapropria 11 imóveis para acomodar UBS em Manaus


Nos últimos dois meses, a Prefeitura de Manaus publicou 39 decretos estabelecendo desapropriações para construção ou ampliação de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Só no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 10, foram publicados 11 decretos de desapropriação.


As zonas leste e norte são as áreas da cidade com maior número de áreas desapropriadas, com 21 e 11 terrenos declarados de utilidade pública, respectivamente.
Em 12 de agosto, o Diário do Amazonas publicou matéria sobre a situação das Unidades Básicas de Saúde que estariam funcionando de forma improvisada em bairros das zonas norte e leste da capital. No bairro Manoa, zona norte, a Unidade de Saúde número 19 estava funcionando de forma improvisada, na Rua São Tomé, em área cedida por uma igreja.
Nos decretos que estabelecem as desapropriações, é citada a necessidade dos locais para fins de utilidade pública.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as desapropriações estão sendo promovidas para levar as chamadas ‘casonas’ da família a locais ainda não assistidos pelo Programa Saúde da Família, assim como para ampliar as atuais ‘casinhas da saúde’.
Segundo a Semsa, as novas unidades de saúde terão, em média, 130 metros quadrados, enquanto as antigas unidades possuíam até 32 metros quadrados.
O Decreto 1.850/12, publicado no Diário Oficial do Município do dia 18 de agosto, estabelece a desapropriação de um terreno com 937 metros quadrados. O terreno está situado à Rua Pico das Águas, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul.
Outro terreno desapropriado que chama a atenção pelo tamanho fica na Rua C, no bairro Compensa, zona oeste, com 507 metros quadrados.
Nos decretos, os proprietários dos imóveis são convocados a apresentar, no prazo de dez dias, a documentação que comprova a posse das áreas. A Prefeitura irá oferecer indenização aos proprietários, que serão pagas através da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (Semef).
Manaus conta hoje com 165 unidades básicas de saúde, das quais 37, as chamadas ‘Casonas de Saúde’, foram construídas pela atual administração.

Fonte: D24 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário