quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Automação Residencial - Conceitos - Parte 1

Quem nunca se imaginou no lugar dos personagens do desenho animado "The Jetsons" depois de chegar em casa cansado depois de um dia desgastante de trabalho ou estudo e poder acionar qualquer recurso da sua casa através de um simples comando de voz, um botão ou dispositivo eletrônico como um celular, por exemplo....



Para as mulheres com certeza o recurso mais desejado seria a empregada doméstica robótica Rosie....


Neste desenho animado épico é apresentado uma versão divertida sobre o futuro da humanidade e as possíveis consequências da tecnologia no cotidiano social e familiar. Todavia,  hoje já é possível verificar que algumas das ideias presentes no seriado podem ser implementadas na prática, principalmente no tocante aos recursos voltados para as residências das pessoas reais.
O uso de tecnologias de controle e automação juntamente com tecnologias de informação e comunicação permite que soluções inteligentes sejam implementadas nas casas das pessoas, com o objetivo de facilitar e controlar  o acesso a recursos eletrônicos e físicos, tais como: portões, garagens, condicionadores de ar, televisores, câmeras de seguranças até geladeiras e iluminação de ambientes. Este conceito é normalmente conhecido como Automação Residencial.
Antes de definir melhor do que se trata Automação Residencial é necessário conhecer o conceito de Automação.
Automação é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.
Uma definição mais precisa de Automação Residencial é apresentada por  Murtatori & Dal Bó como "conjunto de serviços proporcionados por sistemas tecnológicos integrados como o melhor meio de satisfazer as necessidades básicas de segurança, comunicação, gestão energética e conforto de uma habitação."

Residência com recursos automatizados

Nas próximas semanas o Blog MBusca News irá apresentar dicas e soluções voltadas para a automação residencial do seu lar, discutindo tecnologias, recursos, custos e serviços disponíveis para tornar sua casa mais segura e confortável.

Um comentário: